domingo, 26 de fevereiro de 2012

Projeto andar de novo

No inicio dos sintomas da Distrofia Muscular, principalmente em casos onde as perdas dos movimentos mais significativos ocorrem na idade pré adulta, por volta dos 21 anos, a impressão que se tem é "penso mais meu corpo não corresponde aos movimentos", aos poucos alguns músculos vão perdendo sua funcionabilidade, e como nosso corpo é uma conjunto de músculos interligados, até aqueles músculos não acometidos da doença, acabam se atrofiando por falta de uso.

Dentro da área da neurociência, Dr. Miguel Nicolelis (Brasileiro), pesquisas como o cérebro pode interagir com a robótica, e está trabalhando em uma vesti robótica (exoesqueleto) que vai permitir que o paciente pense em um movimento, e a veste que está acoplada ao corpo realize.

Este assunto foi abordado no Fantástico, no dia 26.02.2012 conforme link abaixo que trás duas reportagens, onde a segunda tem a presença de uma maça com atrofia.


 O pensamento gera um sinal elétrico que os cientistas conseguem medir com eletrodos inseridos no cérebro. O sinal é convertido para linguagem digital, interligado a veste.



O pensamento nada mais é que um campo elétrico e um campo magnético, e já é possível estriar deste campo elétrico movimentos motores "artificiais e ou robóticos".



Essa nova tecnologia poderá nos proporcional movimentos que perdemos devido a distrofia muscular, e diminuir o tempo de fisio terapia semanal que fazemos.

Porem ainda não é a cura, e sim um paliativo para uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário