segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Órtese

Nos da AFLODIM, temos o objetivo de trazer informação para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos portadores de distrofia muscular, assim não temos o foco de fazer propaganda desta ou daquela empresa, porem achamos útil complementar a matéria anterior (Sapatos), mostrando que tem paliativos a serem utilizados no mercado para facilitar a caminhada de quem tem "pé caído", porém tem firmeza na região dos joelhos, como é o caso da autora deste texto. (Marilene Quadros).


Órtese, é um apoio ou dispositivo externo aplicado ao corpo para modificar os aspectos funcionais ou estruturais do sistema neuromusculoesquelético para obtenção de alguma vantagem mecânica ou ortopédica.
Enquanto a prótese substitui o órgão ou membro incapacitado.
 Exemplo: O aparelho dentário ortodôntico é uma órtese pois corrige a deformidade da arcada dentária (orto=reto, correto), já a dentadura ou um implante dentário é uma prótese pois substitui o órgão ou sua função (substitui os dentes).

Abaixo temos alguns modelos e observações bem pessoais sobre eles:


É leve, que é um ponto muito positivo, fica um apoio diretamente no chão, onde rapidamente fica gasto, é de velcro que facilita a colocação, e é fácil de lavar. Fica tão firme na perna que se não for bem colocado, tranca a circulação. Sô da de usa-lo com sapato fechado. É uma das mais baratas do mercado, e têm nas cores preta, azul e branca. 

 Agora esses outros modelos eu tenho conhecimento para comenta-los.
          


Para aquisição de uma órtese é necessário passar por uma consulta com seu neurologista, que dependendo do seu caso vai encaminha-lo a um ortopedista, para especificação do produto, aprofundando-se mais, há casos que é fundamental fazer umas sessões de fisioterapia para melhor utilização da órtese.   
Ao pular etapas, indo diretamente a uma loja ortopédica, dependendo da ética do vendedor poderás até prejudicar sua condição física alem do "bolso".

Por: Marilene Quadros.

3 comentários:

  1. Olá Marilene quanta honra ter você no meu quadro de amigas, assim como você também uso o blogger para buscar e passar informações desta terrível doença que nos limita dia pôs dias, além de passar um pedacinho de nossas vidas. Graças a Deus comparando á algumas pessoas que sofrem desta patologia eu ainda estou até bem, confesso não é fácil nascer perfeita e ir perdendo a autonomia, Deus tem dado-me força psicológica. Grande beijo a você e muito sucesso nesta jornada, só não vi tua foto gostaria de conhece-la, quase não estou postando, mas volto em breve. bjm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A seu pedido coloquei uma foto e parte de minha historia de vida.
      Beijos

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir