quarta-feira, 21 de março de 2012

Causo 04: Maricota vai ao restaurante

A consulta estava marcada para a primeira hora da manhã, e apos uma manhã inteira esperando uma consulta com o neurologista, sendo que a Maricota mal tinha tomado café da manhã, juntou a fraqueza da fome com a fraqueza da distrofia, deu uma dupla perfeita. A consulta aconteceu próximo da hora do almoço e a Maricota foi até seu carro adaptado para enfim achar um restaurante e comer.

Maricota avistou um restaurante com a fachada muito bonita e o pátio cheio de carros, é lá que eu vou, ela pensou. Suas mão tremiam no volante, e não era os movimentos involuntários "espasmos musculares" comuns em quem tem distrofia, era fome mesmo.

Para sua decepção a única vaga de estacionamento livre para deficiente ficava na frente do restaurante em um terreno inclinado. As outras vagas para deficientes estavam ocupadas por carros de pessoas não deficientes, a única que estava livre era aquela devido a inclinação do terreno. Assim Maricota estacionou o carro mais não conseguia abrir a porta dele.

Apos vários minutos apareceu um senhor aparentando uns 50 anos, com trejeitos executivo, todo alinhado, usando um lindo terno, que vendo a dificuldade que a Maricota estava passando se ofereceu para ajudar, este segurou a porta do carro e a Maricota conseguiu sair.
Aproveitando o ensejo Maricota pediu para o "executivo" que abrisse a porta do restaurante para ela, pois a fechadura era redonda, e devido a "retração muscular" ela não consegue abrir tais tipos de porta.

 Retração Muscular: Não saberíamos dizer se o nome cientifico é este, porem o sintoma é o seguinte, quando se faz força com as mãos para abrir alguma coisa, os dedos se contrai e demora para abrir novamente, demora de tal forma que se trona quase impossível abrir uma fechadura redonda, uma garrafa de refrigerante ...


O senhor se ofereceu para almoçarem juntos e dividirem uma refeição do cardápio para dois. No decorrer da refeição ela comentou que sua fraqueza era tanta que dificilmente conseguiria segurar um prato e pegar aquela fila para se servir. Afinal aqueles pratos de cerâmicas são tão pesados, até mesmo estando vazios.


Varias semanas depois:

Uma moça com quem Maricota tinha estudado a muitos anos atrás lhe encontrou no Facebook e fez o seguinte comentário:
 - Que bom que te encontrei aqui no Facebook, AMIGA, afinal faz anos que a gente não se fala, te vi no restaurante chique a um tempo atrás, e notei que prosperasse bastante financeiramente, agora diriges aqueles carros todo automático, que entre nós deve valer uma grana, tens motorista particular utilizando belo terno, ou será segurança particular, afinal notei que ficasse esperando ele chegar para abrir a porta tanto do carro como do restaurante.
Mais você continua humilde como sempre, pois não deu de deixar de reparar que usavas uma roupa simples e almoçaste com ele. Você está certa AMIGA, não se deve ostentar a riqueza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário