segunda-feira, 15 de julho de 2013

Inverno

Não espere que te mandem flores, suas expectativas dificilmente serão alcançadas, e o tempo despendido na espera se transformará em frustração. O mais sábio é que você mesmo plante as flores em seu jardim, decore sua alma, elas terão todas as qualidades apreciadas por você.

Mais não estamos na primavera para plantar flores, estamos no inverno, tempo de recolhimento e reflexo.  Estação do ano apropriada para nos interiorizar e refletirmos sobre as necessidades fisiológicas que nosso corpo está emanando, para assim consigamos nos sentir melhor confortáveis mesmo com as dificuldades motoras que temos.

A falta de musculatura nos dá a percepção ampliada de peso, o atrofiamento da musculatura reduz a amplitude dos movimentos, como não conseguimos nos movimentas de forma natural sentimos mais frio que as outras pessoas, e as articulações ficam mais rígidas na temperatura fria do inverno.

Dicas de vestuário para minimizar o desconforto com o frio no inverno: Tocas, cachecol, poncho, blusa segunda pele, colete, luvas, meia calça, polaina...
  
As sementes das flores estão a disposição de todos "idéias", agora o plantio só ocorre mediante iniciativa própria, parte exclusivamente da pessoa portadora da dificuldade de locomoção, por mais que as outras pessoas queiram ajudar, sô o paciente saberá identificar suas necessidades fisiologias latentes a serem supridas em pro de seu bem estar.
O paciente tem que saber orientar as ajudas que necessita, com muita educação para com o cuidador, e sem se "vitimizar" perante a doença que tem, troque a palavra "vitimização" por readequação perante as limitações vividas atualmente.


Saiba que não ha doenças sem cura, a doenças que ainda não foi encontrado a cura. 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Tremores no corpo

Tremuras no corpo pode ser: Frio, fadiga muscular apos uma atividade física, medo perante uma situação incomoda que se está vivendo, muitas horas sem se alimentar entre outros fatores.

Podemos unificar alguns sintomas acima com o seguinte exemplo:


- Devido os sintomas da distrofia fazia fisioterapia, mais naquele dia frio de inverno o consultório estava aquecido e tinha suado, estava com fome, mais tinha que tomar banho antes do jantar, quando entrou no banheiro veio um fleche do tombo que levará a semanas atrás na hora do banho e ainda estava fazendo aquele frio rotineira do inverno de Florianópolis, por volta de uns 12°C. Qual o motivo do "tremelique"?

Tremia por não respeitar seu ritmo biológico, por não
 saber identificar os sinais transmitido pelo seu corpo, 
ou não querer se submeter a esses limites.


Alimentação deve ser feita a cada três horas, de forma balanceada e acompanhada por um nutricionista. Chás, chimarrão, café, refrigerante e sucos, não substituem o consumo de água. Alem de ser comum o paciente ficar desidratado no inverno por porca ingestão de água. Ou por tomar substitutos para a água que são diuréticos.

Fisioterapia nunca deve chegar ao linear da fadiga física e ou mental. A fadiga metal se enquadra quando o paciente faz muita força sem que seu corpo responda ao movimento.


Banho, o banheiro deve ser adaptado as condições físicas do paciente, lhe proporcionando a maior segurança possível. O banho deve ser algo prazeroso e não um ritual desagradável que expõe o paciente ao medo de um tombo iminente. Pacientes que tomam banho sozinhos não devem trancar a porta do banheiro. A roupa deve estar já previamente separada para ser colocada apos o banho. Aquecedor portátil no local onde vai ser feita a troca de roupa ajuda a minimizar o frio.